Chiado, Bairro Alto e Baixa são centros que desde sempre foram apreciados pela cultura urbana lisboeta. Os primeiros Teatros, Cinemas, as Tertúlias nos Cafés, as Escola de Belas artes, Arquitectura, Música, Dança, as Academias e Sociedades Cientificas, Literárias, Artísticas, Galerias….

Aqui viveram célebres artistas, fotógrafos, intelectuais e políticos que fizeram do Chiado e do Bairro Alto espaços únicos, preferenciais de vivência, com diferentes ofertas de cultura. Lembrar o Padre António Vieira (pregador na Igreja dos jesuítas), Fernando Pessoa, num dos seus itinerários preferidos - do Camões à Estrela ou do Cais do Sodré ao Chiado - Almada Negreiros, Eça de Queiroz, Bocage e tantos outros, é reavivar a memória histórica, que faz parte desta zona da cidade.

Como testemunho, muitos foram os autores que se socorreram da vivência que estas zonas (Bairro alto e Chiado) lhes proporcionava, como fonte de inspiração, traduzindo-se em todo o tipo de obras, que tanto contribuíram para enobrecer esta cidade. Como forma de agradecimento da obra que deixaram deram nome a ruas, estátuas e largos.

Ficam alguns dos exemplos:

Monumento a Eça de Queiroz, no Largo Barão de Quintela - Eça de Queiroz, nasceu na Povoa do Varzim, em 1845, autor de muitas obras, entre elas, os Maias"

Estátua em bronze, no café"A Brasileira"- Fernando Pessoa nasceu em 1888, no centro de Lisboa. É autor de muitas obras entre as quais "Mensagem"

Rua Garrett - Almeida Garrett, nasceu no Porto, em 1719; viveu em Lisboa; autor da obra "Viagens na minha terra"

Praça Luis de Camões - Luís Vaz de Camões, poeta, autor da obra "Os Lusíadas", (com publicação em 1572)

Voltar à página do Bairro Alto | Voltar à página da Baixa and Chiado

inLisboa.com | Rua da Atalaia nº 153 R/C 1200-039 Lisboa | Tel/Fax : (+351) 21 343 19 11 | info@inLisboa.com